06-10-2012 22:03
06/10/2012 - 11:08
O mensalão, mesmo depois do julgamento pelo Supremo e as condenações já votadas, irá ainda fazer o PT se contorcer em dores e dificuldades, na medida em que, segundo o jornal Folha de S. Paulo “uma nova frente de apurações do mensalão em São Paulo investigará se o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, usou o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para intermediar repasse de suborno ou de doações ilegais ao PT.” Diz mais que “investigação é resultado do desmembramento de um inquérito aberto no STF para apurar se o mensalão envolveu pessoas e empresas além dos 40 réus denunciados pela Procuradoria Geral da República em 2006, agora sob julgamento.” De outro modo, o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowki, que absolveu José Dirceu por corrupção ativa, está na berlinda, posto que seus colegas de colegiado o questionam sobre as contradições de seu voto.
04/10/2012 - 11:47
Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello é um profundo conhecedor do Direito e detentor de respeitável cultura. Indignado com a conduta dos réus do mensalão, o ministro ofereceu ao país e aos juristas, de maneira geral, uma aula de conhecimento, nos fragmentos do seu voto, na sessão de segunda feira, que precedeu a de ontem, onde entrou em cena o núcleo principal do escândalo, José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.
Veja mais
Pérola do dia
“Não haverá problemas de restrição. Haverá apenas cuidados no aspecto relacionado à saúde e à segurança. Um procedimento de cadastro para todo mundo que vai vender. Não que impeça, mas que as baianas vendam com qualidade.”
Secretário estadual para Assuntos da Copa, ao negar que a venda de acarajé será proibida nas imediações da Fonte Nova durante o torneio mundial de futebol.
Veja mais
Entrevistas

A pouco mais de uma semana das eleições municipais, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga recebeu o Bahia Notícias em sua sala no prédio do Tribunal Regional Eleitoral, diante de uma mesa abarrotada de papéis para fazer um balanço sobre a campanha eleitoral. De acordo com ele, houve avanços significativos em relação ao último pleito. “Esse ano, em geral, o balanço é muito melhor do que em 2010. Houve uma frustração geral em 2010, porque nós tínhamos a Lei da Ficha Limpa, defendemos isso com unhas e dentes aqui no tribunal. Só que, mais adiante, o Supremo entendeu que, diante do princípio da anualidade, a lei não se aplicava. [...] Esse ano, não. O Supremo diz que se aplica e ponto final.”, afirmou Madruga. Durante a conversa, o procurador regional eleitoral explicou a sua função, reconheceu que o aparato policial é insuficiente para combater a prática de boca de urna – definida por ele como uma “falácia que existe na lei” – e apresentou informações sobre as irregularidades cometidas por candidatos, desde a propaganda antecipada até outras questões mais graves, como problemas com a prestação de contas, que podem causar a inelegibilidade de gestores. Em relação ao julgamento das contas, porém, Madruga reconhece as dificuldades em condenar prefeitos. “O maior óbice que nós encontramos é que há uma interpretação nos tribunais dizendo, evidentemente com uma base jurídica – com a qual nós não alinhamos – onde se entende que esse parecer do Tribunal de Contas é um mero parecer. E que quem, na verdade, julga o prefeito é a Câmara de Vereadores. Este é o grande embate que está sendo travado nessas eleições”, definiu.
Veja mais
Multimidia
Bruno 'The Talent'' Menezes
Atleta de MMA em busca de um contrato com o UFC
Veja mais
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 19:30
por Evilásio Júnior
Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A última pesquisa Ibope/TV Bahia antes da votação deste domingo (7) apontou, neste sábado (6), que Salvador terá mesmo segundo turno na eleição para prefeito. Conforme o levantamento estimulado, quando são oferecidos os nomes dos prefeituráveis, o candidato do PT, Nelson Pelegrino, manteve a dianteira, com 34% das intenções de voto, seguido de perto pelo postulante do DEM, ACM Neto, com 29%. Mário Kertész (PMDB) aparece em terceiro com 7%, acompanhado por Márcio Marinho (PRB), com 5%, Da Luz (PRTB), 3%, e Hamilton Assis (PSOL), 2%. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 9% dos entrevistados seguem indecisos. Em relação apenas aos votos válidos, Pelegrino teria 43%; Neto 37%; Kertész 9%; Marinho 6%; Da Luz 3% e Assis 2%. No quesito rejeição, Neto lidera, com 36%, seguido de Da Luz, com 34%, Pelegrino, com 29%, Assis, com 20%, Kertész, com 19%, e Marinho, com 17%. Quatro por cento dos eleitores não rejeitam nenhum dos concorrentes e 11% não souberam responder. A pesquisa ouviu 805 pessoas, entre os dias 4 e 6 de outubro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00487/2012. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 18:19
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Na luta por objetivos diferentes, Vitoria e ABC se enfrentaram neste sábado (6) no Barradão. E quem levou a melhor foi o Rubro-negro, que venceu os visitantes por 1 a 0, com gol do atacante Elton. Com o resultado, o time comandado por Carpegiani retorna paraa ponta da Série B, com três pontos a mais que o Criciúma, vice-líder. O adversário é o 15º com 34. Na próxima rodada, o Leão encara o Paraná, no Durival de Brito. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 17:50
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informou, na noite deste sábado (6), que todas as urnas que serão utilizadas na Bahia foram entregues até às 16h, horário limite determinado pelo TRE. Ao todo, serão utilizadas 37 mil urnas eletrônicas. A ação contou com o trabalho dos Correios, empresa responsável por montar a logística de transporte, que garante a distribuição e recolhimento dos equipamentos das 20 zonas eleitorais da capital, como também dos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna. Nas outras cidades, a logística do transporte das urnas foi definida pelos Cartórios das Zonas Eleitorais.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 17:25
Depois de relatar, em 2004, o primeiro caso brasileiro de útero de distribuição – a barriga de aluguel, Minas Gerais quer estender essa possibilidade a outros casos. Atualmente a prática é liberada para parentes de até segundo grau da mulher. A proposta é ampliar a permisão para parentes do marido também, sem necessidade de autorização expressa dos conselhos regionais de Medicina. A proposição será levada no próximo dia 16 a Brasília, em reunião da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicinal (CFM). Nesse encontro serão discutidos novos pontos que podem mudar a Resolução 1.957, de 2010, do CFM, que regulamenta a reprodução assistida no país. A iniciativa parte do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG), único no Brasil que, ao lidar com o aumento da demanda das clínicas de reprodução assistida do estado, aprovou resolução própria para regular casos especiais (Resolução 291, de 2007). Na prática, o conselho mineiro já aceita requerimentos de médicos que pedem autorização para fazer o procedimento envolvendo mulheres de outros graus de parentesco e familiares do homem. “Parente do marido é parente da mulher do mesmo jeito. Não haveria nem a necessidade de os médicos terem de dar entrada com pedidos de aprovação, para depois fazer o procedimento. Os casos que já deram entrada até hoje no CRMMG foram homologados”, observa a conselheira e médica ginecologista Cláudia Navarro. A reunião da câmara técnica em Brasília deve ser concorrida. As indicações de mudanças no texto serão depois avaliadas pela plenária de 28 conselheiros, entre professores e especialistas com mais de 30 anos de experiência na área. Até o resultado do debate, continuam valendo as regras antigas. Pelo texto do CFM, a barriga de aluguel só está autorizada quando existir contraindicação médica para a paciente ter um bebê, seja por não ter útero, seja quando a gravidez representa risco de vida para a mulher. O procedimento é autorizado com a ajuda de parentes de até segundo grau, com a condição de que não haja pagamento.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 17:05
Um homem foi baleado por um policial militar (PM) na manhã deste sábado (6), no Dique do Tororó, nos Baris. Após reagir a uma abordagem da PM com um facão, Evandro Ramos de Souza foi atingido nas nádegas e nas pernas e socorrido pelo Samu para o Hospital Geral do Estado (HGE). A irmã de Evandro afirma que ele sofre de problemas psicológicos, informação não confirmada pela polícia. Segundo informações do HGE, a vítima passa bem e deve ser liberada ainda neste sábado. Com informações do A Tarde.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 16:40
Na votação deste domingo (7), os eleitores de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, só necessitarão da ponta do dedo para se identificarem em suas seções eleitorais. A cidade é a única na Bahia a contar com o sistema biométrico, método de identificação individual baseado em medidas biológicas – no caso das eleições, é utilizado o reconhecimento das digitais. Esta é a segunda vez que os pojuquenses vão utilizar o sistema, que tem como principal função impedir fraudes no processo eleitoral. Na cidade, com 66 seções equipadas com o novo modelo de urna eletrônica, todos os 24.252 eleitores estão aptos para serem identificados através do reconhecimento da digital. “Em 2009, foi feito o recadastramento de todos os eleitores de Pojuca. Desde 2010, qualquer novo alistamento na cidade é realizado com a coleta dos dados dentro dos padrões biométricos”, afirma a coordenadora do cadastro eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral baiano (TRE), Elma Teixeira. “É feita a leitura do polegar, mas também pode ser utilizada a leitura dos demais dedos, caso haja alguma dificuldade, se a pessoa tiver perdido o desenho das digitais por causa de algum produto químico, ou algum corte”, explica. Segundo Elma, a possibilidade de não haver o reconhecimento das digitais é remota e só ocorre em casos de descamações severas na palma da mão. Porém, caso haja problema na leitura, o presidente da seção é chamado para a identificação do eleitor nos padrões antigos (apresentação do documento com foto, para comparação com retrato da folha de votação, e assinatura de um documento). Para as próximas eleições, a expectativa é de expansão da tecnologia na Bahia. Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a desembargadora Sara Silva de Brito, até 2018 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende ter concluído 100% das zonas eleitorais do estado. Com informações do Correio.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 16:15
Foto: Seinfra
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba) estima que cerca de 55 mil pessoas que moram em Salvador viagem de ônibus para seus domicílios eleitorais, no interior do estado, neste final de semana. Desde as primeira horas deste sábado (6), é grande a movimentação no Terminal Rodoviário de Salvador. De acordo com a Agerba, as empresas colocaram à disposição dos passageiros 200 horários extras, além dos 540 regulares, para atender a demanda. Os principais destinos são Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Barreiras e Senhor do Bonfim, além de todos os outros municípios do Recôncavo Baiano.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 15:50
Nove homens fugiram da delegacia de Eunápolis, sul do Bahia, na noite desta sexta-feira (5). Segundo a polícia, um dos fugitivos foi recapturado em sua própria casa. Os outros oito reclusos continuam foragidos. A delegacia local informou que os detentos serraram as grades de uma das celas e pularam o muro da delegacia. Eles utilizaram uma corda feita de lençóis, conhecida como "tereza", para facilitar a fuga. Um dos presos caiu do muro e não conseguiu fugir.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 15:30
Foi emitida, às 12h30 deste sábado (6), a zerésima do Sistema de Gerenciamento da totalização dos votos das Eleições Municipais de 2012 na Bahia. O documento integra os procedimentos de segurança adotados pela Justiça Eleitora e comprova que no sistema estão registrados todos os candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito, sem que haja nenhum voto computado para eles. O relatório foi emitido a partir de computador instalado na sala da Junta Totalizadora de Votos, que está montada em área do estacionamento interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A senha de oficialização do sistema é responsabilidade da presidente da Junta Apuradora, Juíza Angela Bacellar Batista, titular da 18ª Zona Eleitoral. Além de ser feita no sistema da Junta Apuradora, a emissão do documento semelhante acontecerá também em cada uma das urnas eletrônicas espalhadas em todo o Estado, no dia da eleição. Neste caso, antes do início da votação, o presidente da mesa receptora ligará a máquina na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos. Ao apertar o botão "confirma" do terminal do eleitor, a urna emitirá o relatório, também chamado de “zerésima”, que comprova que não houve nenhum cômputo de votos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 15:05
Foto: Blog do Anderson
Uma agência dos Correios foi assaltada na tarde dessa sexta-feira (5) na rua Santo Antônio localizada na cidade de Vitória da Conquista, sul da Bahia. A unidade foi invadida por três homens armados, ainda não identificados, que renderam os funcionários, os clientes, e o vigilante. Os bandidos fugiram levando todo o dinheiro dos caixas e a arma do segurança. A quantia roubada não foi divulgada. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 14:40

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Séculus em parceria com o Bahia Notícias aponta vantagem de Dra. Tânia (PP) no município de Jequié. A candidata possui 66,33% das intenções de voto no levantamento espontâneo, quando o nome dos postulantes não é revelado. Em seguida vem Euclides Fernandes (PDT), com 16,74%, e Dr. Fernando (PV), com 4,74%. Já 9,95% dos escutados pela pesquisa disseram não saber em quem votar, enquanto 1,49% declararam não votar em nenhum dos candidatos e 0,74% não opinaram. No estudo estimulado, quando o nome dos prefeituráveis é fornecido, a pepista também mantém a liderança, com 69,21%, seguida de Euclides Fernandes (17,12%) e Dr. Fernando (5,02%). Indecisos, sem opinião ou que declararam não votar em nenhum dos candidatos somam 8,66%. O instituto também questionou em quem os eleitores não votariam. Euclides Fernandes lidera a rejeição, com 53,86%. Em seguida vem Dr. Fernando, com 16,74%, e Dra. Tânia, com 12,42%. Indecisos, sem opinião ou que declararam não rejeitar em nenhum dos candidatos somam 16,93%. O estudo ouviu 800 pessoas entre os dias 1º e 2 de outubro, e está registrado no TRE sob o protocolo BA – 00405/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 14:20
Um homem de 54 anos foi morto a facadas dentro de sua casa, no bairro de São Marcos, na madrugada deste sábado (6). Segundo a Central de Polícia, a vítima foi morta a facadas nas costas e no rosto e seu corpo foi encontrado por volta das 7h, pelos seus filhos. A polícia trabalha com a suspeita de latrocínio - roubo seguido de morte - pelo fato dos autores do crime terem roubado um videogame, um celular e uma quantia não divulgada de dinheiro. Ainda conforme a polícia, duas mulheres foram vistas por testemunhas fugindo da casa de Roberto. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para os familiares. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas não há mais informações sobre a autoria e motivação do crime
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 14:00
Oito das 34 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), na Região Metropolitana de Salvador (RMS) estão impróprias para o banho neste sábado (6) e domingo (7), conforme estudo de balneabilidade realizado pelo Inema. Os banhistas devem evitar as Praias de Periperi (Atrás da estação Férrea), Penha (Em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (Em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família), Boca do Rio (Em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (Em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas Patamares), Piatã (Em frente ao Posto Salva Vidas) e Buraquinho (Em frente à barraca de praia Chalé). As condições são normais nas demais Praias da RMS. O diagnóstico é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 Praias de Salvador, mais quatro Praias de Lauro de Freitas, durante cinco semanas.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 13:35
Foto: Secom
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) determinou às empresas de ônibus que operem com a frota máxima durante neste domingo (7), dia das eleições municipais. Ao todo, 2.450 ônibus do STCO e 290 do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) circularão para garantir que os eleitores não tenham problemas para chega aos seus locais de votação. Os ônibus deverão atender a população das 8h até as 18. O órgão também montou um esquema especial de trânsito para o dia de votações. Cerca de 195 agentes de trânsito irão trabalhar em 194 prepostos e 33 viaturas, espelhados pelas ruas de Salvador. A ação dará prioridade aosmaiores centros de votação, como o Iceia, no Barbalho, o Colégio Central, colégios Luiz Viana e Góes Calmon, em Brotas, entre outros.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 13:15
A juíza Claudia Márcia Soares, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, chamou a atenção, na última quarta-feira (26), para os direitos trabalhistas das pessoas que atuam como mesários nas eleições, que acontecem neste domingo (7). A juíza destacou, em entrevista à Agência Brasil, que uma vez solicitado, o mesário passa a exercer uma função pública. "Como ele vai ficar à disposição da Justiça Eleitoral dentro de um período, que pode ser pequeno ou grande, dependendo da função, ele tem a folga compensatória", explicou a juíza. Apesar do mesário não se tornar empregado do setor público pelo serviço prestado durante o pleito, a Lei Eleitoral 9.504/97 garante que para cada dia trabalhado nas eleições, a pessoa tem direito a duas folgas. Caberá à empresa onde a pessoa trabalha dar as folgas compensatórias, acrescentou a juíza Claudia Márcia Soares. "Sendo ele mesário, servidor público ou empregado regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, de qualquer forma ele tem direito a essa folga dobrada. Ou no serviço público, por meio do seu superior hierárquico, ou na empresa privada, tem há a obrigação de conceder essa folga em dobro". Segundo a magistrada, a folga não pode ser transformada em dinheiro e o empregador, tanto público como privado, tem de ter ciência que, em determinados dias, aquela pessoa ficou à disposição da Justiça Eleitoral. Cabe aos mesários e às pessoas que exerçam quaisquer outras funções públicas na eleição pegar uma certidão na Justiça Eleitoral e levá-la para seu empregador, de forma a comprovar o serviço prestado. "A partir do momento em que ele [empregador] recebe esse documento, tem que providenciar a folga", diz Cláudia. A juíza recordou que a função do mesário não se restringe aos dias de votação no primeiro turno e, eventualmente, no segundo turno, mas também se estende a convocação prévia para treinamento. A magistrada explicou que se durante o contrato de trabalho, a empresa não conceder a folga compensatória, o empregado tem direito a pagamento. Ele pode ir à Justiça do Trabalho. "Mas ao fazer isso na constância do contrato, ele corre um risco muito grande de ser dispensado". A orientação, nesses casos, é que as reclamações sejam apresentadas somente ao fim dos contratos de trabalho e, mesmo assim, o trabalho como mesário deverá ser comprovado pela certidão correspondente, bem como o não usufruto das folgas
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 13:10
por Aparecido Silva

À esquerda, o exemplar oficial do A Tarde deste sábado. À direita, o folheto divulgado em Candeias. Foto: BN
Os cidadãos de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, foram surpreendidos neste sábado (6), véspera das eleições, com a distribuição de exemplares falsos que aparentavam ser do jornal A Tarde. O panfleto trazia como manchete o título “Candeias: expulso, Sargento Francisco [PMDB] está fora da disputa”. O texto de capa diz ainda que o candidato, que é o atual prefeito da cidade, “mesmo inelegível, por ter sido expulso do partido [...] poderá ter seu nome nas urnas”.

Foto: BN
As informações são inverídicas, pois o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia decidiu por deferir a candidatura do peemedebista. De acordo com o advogado da coligação liderada pelo PMDB, Ademir Ismerim, a existência de carros de som da prefeiturável Tonha Magalhães (PR) em circulação pelas ruas da cidade com a divulgação da suposta informação do exemplar dá indícios de que a postulante pode ter ligação com o episódio. “Estamos entrando com uma representação pedindo busca e apreensão dos panfletos. Solicitaremos também que o Ministério Público apure o caso e acionaremos ainda a Polícia Federal para que a mesma possa fazer a apreensão”, disse o advogado ao Bahia Notícias. O folheto traz um compilado de matérias do A Tarde, com uma, inclusive, que foi publicada há dois meses, além de outras notícias consideradas “velhas” que compõem o que seria a edição do diário deste sábado. A estimativa é que cerca de 20 mil panfletos como da foto abaixo foram espalhados pela cidade. O grupo A Tarde, através de nota, informou que o departamento jurídico registrou, na delegacia de Candeias, uma queixa na qual solicita apuração e punição dos responsáveis pela distribuição criminosa de panfletos que simulam o layout do jornal da empresa. De acordo com a advogada do grupo, Ana Paula Moraes, o ato configura uma fraude criminosa, que infringe o Código Penal Brasileiro e também o Código Eleitoral, uma vez que os panfletos falsos com layout de A Tarde "foram distribuídos com o objetivo de prejudicar a candidatura do atual prefeito e candidato à reeleição". "O Grupo A Tarde repudia veementemente essa ação criminosa que tenta se aproveitar da credibilidade do veículo", afirma a empresa de comunicação.

A capa do panfleto distribuído para a população. Foto: BN
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 12:50
O vereador Eduardo Costa (PRTB), da cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6) com uma arma e um carro roubado. Segundo o site do Extra, ele foi detido após se envolver em um acidente de trânsito que não deixou feridos, por volta das 2h. Ao perceberem que Eduardo Costa estava armado e dirigia um veículo roubado, policiais 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita conduziram o vereador, que é candidato à reeleição, para a 54ª Delegacia de Polícia de Belford Roxo. Ele deve ser liberado após pagamento de fiança.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 12:30
Dois homens encapuzados invadiram um bar em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e mataram a tiros um casal que se encontrava no estabelecimento na noite desta sexta-feira (5). De acordo com informações do Correio, a Central de Polícia informou que as vítimas foram identificadas como Antonio Marcos Mendes de Oliveira, 38 anos, e Cleide Nicássio dos Santos, 34 anos, que não resistiram aos ferimentos. Os outros clientes do bar não ficaram feridos. Segundo a polícia, a suspeita é que o crime tenha sido motivado por vingança. O suposto autor e mandante do crime, um traficante de drogas da região identificado pelo prenome de Jau, assassinou o casal por acreditar que as vítimas teriam denunciado o irmão dele para a polícia. O irmão do traficante, conhecido como “Baby” teria sido morto em um confronto com a Polícia Militar na quinta-feira (4). O caso é investigado pela 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho). Ninguém foi preso.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 12:10
A Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas neste sábado (6), no concurso 1.431. Na quarta-feira (3), ninguém acertou as seis dezenas — 02 - 19 - 22 - 30 - 46 - 52 — e o prêmio principal acumulou. Por outro lado, 87 apostadores fizeram a quina e receberam, cada um, um prêmio de R$ 26.310,37. Outras 6.685 apostas acertaram a quadra e levaram para casa R$ 489,15 cada. Com o valor do prêmio estimado para este sábado é possível comprar 44 imóveis, no valor de R$ 500 mil cada, ou 14 jatos executivos, segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela loteria.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 11:50
Um vídeo gaúcho em circulação na internet desde a tarde desta sexta-feira (5) ensina, de forma irônica, como fazer uma propaganda eleitoral para TV. Com mais de 345 mil visualizações em um período de 24 horas, o viral mostra em detalhes a fórmula de como se fazer a peça publicitária de 3 minutos de duração para um candidato qualquer. Entre as dicas divertidas e vivisivelmente recorrentes estão como o candidato deve falar, se posicionar, dar nuances ao tom de voz, gesticular, entre outras artes utilizadas pelos políticos para fisgar a atenção do eleitor. Confira o vídeo abaixo.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 11:30
O voto de presos provisórios e menores infratores apresentou uma queda de quase 30% neste ano, em comparação com as eleições de 2010. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decorrência da baixa, foi necessário reduzir mais da metade dos locais de votação. O voto de presos provisórios e de menores infratores é garantido pela Constituição Federal, pois os direitos eleitorais só são cassados quando há condenação definitiva em processo penal. A votação em unidades de detenção já estava em implantação em alguns estados desde o início dos anos 2000, mas foi só em que 2010 houve uma mobilização nacional nesse sentido, com envolvimento do TSE, do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça. Na época, de um total de 150 mil presos provisórios e de 15,5 mil adolescentes que cumpriam medida socioeducativa, apenas 20 mil eleitores foram cadastrados. Todos os estados brasileiros aderiram à novidade, com exceção de Goiás, e 424 presídios e centros socioeducativos foram registrados. Em 2012, além de Goiás, não haverá votação no Rio de Janeiro, no Pará e em Mato Grosso do Sul. Apenas 207 estabelecimentos prisionais foram cadastrados nas demais unidades da Federação, e o número de eleitores aptos a votar caiu para 14,6 mil. Em pelo menos dez estados não haverá votação de menores infratores.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 11:10
As 20 zonas eleitorais de Salvador terão 11,9 policiais militares que atuarão na segurança do pleito que acontece neste domingo (7). Em toda a Bahia, 31,5 mil agentes da PM baiana estarão nas ruas para garantir a ordem durante a votação. De acordo com o comandante de Operações da PM da Bahia, Nivaldo Nascimento, o maior contingente de policiais será deslocado para o Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas. Com 40 seções de votação, esse é o maior colégio eleitoral da capital baiana. “Como é o local de maior votação e haverá um grande número de pessoas transitando, vamos reforçar o efetivo para garantir que não haja problemas”, explicou coronel Nivaldo à Agência Brasil. Os 1.881.544 eleitores soteropolitanos irão às urnas para escolher o futuro prefeito entre os seis candidatos e os 43 vereadores dentre 1.309 candidatos. A abertura oficial da votação no estado está marcada para às 7h30, mas a votação só começa às 8h.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 11:08
por Samuel Celestino
O mensalão, mesmo depois do julgamento pelo Supremo e as condenações já votadas, irá ainda fazer o PT se contorcer em dores e dificuldades, na medida em que, segundo o jornal Folha de S. Paulo “uma nova frente de apurações do mensalão em São Paulo investigará se o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, usou o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para intermediar repasse de suborno ou de doações ilegais ao PT.” Diz mais que “investigação é resultado do desmembramento de um inquérito aberto no STF para apurar se o mensalão envolveu pessoas e empresas além dos 40 réus denunciados pela Procuradoria Geral da República em 2006, agora sob julgamento.” De outro modo, o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowki, que absolveu José Dirceu por corrupção ativa, está na berlinda, posto que seus colegas de colegiado o questionam sobre as contradições de seu voto.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 11:00
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 10:50
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
Três embarcações do sistema ferry boat fazem na manhã deste sábado (6) a travessia Salvador-Itaparica. Estão em operação o Maria Bethânia, Juracy Magalhães e Ivete Sangalo. Neste domingo (7), dia das eleições, o sistema começa a operar pela manhã com duas embarcações, que começam a fazer a travessia às 5h nos dois, no sistema bate e volta, segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Pela tarde, o ferry Juracy Magalhães deve entrar em funcionamento após reparos. A agência informou também que os guichês serão abertos às 4h30 nos dois terminais e o último horário de partida será às 23h30 também nos dois sentidos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 10:30
Foto: Correio Baiano / Reprodução
O atual prefeito de Conceição do Coité, no nordeste baiano, Renato Souza (PP), que tenta a reeleição, aparece na liderança de uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Âncora Pesquisa e Marketnik. O pepista lidera o levantamento estimulado com 51,8%, contra 45% do adversário Assis (PT). Os que não opinaram foram 2,4% e brancos e nulos somaram 0,8%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BA00529/2012, possui margem de erro de 5% para mais ou para menos, ouviu 384 eleitores e foi realizado nos dias 2 e 3 deste mês.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 10:10
Foto: Adalberto Roque / AFP / Reprodução
A blogueira cubana Yoani Sánchez contou detalhes sobre suas 30 horas de prisão em Cuba ao jornal espanhol El País. A ativista cobriria para o veículo europeu o julgamento do espanhol Ángel Carromero, acusado pela morte do dissidente cubano Oswaldo Payá, quando foi
detida pela polícia em Bayamo, capital da província de Granma, na última quinta-feira (4). “Quiseram me impedir de chegar ao julgamento de Ángel Carromero”, começa a blogueira o seu texto publicado no diário neste sábado (6). Segundo ela, a operação montada pela polícia era tão grande quanto as utilizadas para prender traficantes ou assassinos em série, “mas, em vez de pessoas ameaçadoras, havia apenas três pessoas que queriam participar de uma audiência judicial”. “Primeiro, três mulheres uniformizadas me cercaram e levaram meu celular. Depois, essas mesmas senhoras me levaram para um quarto e tentaram me despir. Mas há uma parte de si mesmo que ninguém pode arrancar. Não sei, talvez a última folha de figueira a qual nos apegamos quando se vive sob um sistema que sabe tudo sobre as nossas vidas. Em um verso pobre e contraditório, seria como ‘você pode ter minha alma... o meu corpo não’. Então eu resisti e paguei as consequências”, relata a blogueira no artigo. A dissidente cubana ainda se recusou a comer ou beber qualquer líquido, a fazer o exame médico e a dormir na cama que lhe foi oferecida.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 10:05
A coluna de imóveis traz como oferta do dia apartamentos de três quartos (três suítes) no condomínio Pituba Ville. Com 160 metros quadrados de área, a unidade dispõe de varandas, piso em porcelanato, vagas de garagem (duas), e conta com atrativos do condomínio como pista de Cooper, fitness, salões de festas, salão de jogos, parque infantil, segurança, entre outros. Confira esta e outras ofertas na Coluna BN Imóveis.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 09:50
O atacante Viola, ex-Corinthians, foi preso na noite desta sexta-feira (5) em sua residência localizada em um condomínio de luxo no Tamboré 3, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, após desobedecer um oficial de justiça e ser flagrado com uma arma e munição. Essa é a segunda vez que o jogador é preso por problema com armamento. A mulher de Viola, segundo a polícia, quer a separação do jogador e pretendia deixar a residência, que está em nome de ambos, porém só abandonaria o local se levasse consigo o filho de 5 anos do casal. A Justiça autorizou e expediu um mandado a favor da esposa, mas, ao receber o funcionário da Justiça, Viola impediu que o filho fosse junto com a mãe. Policiais militares foram acionados pelo oficial e encaminharam o jogador para a delegacia de Santana de Parnaíba onde registraram o boletim de ocorrência. A casa foi vistoriada pelos policiais que encontraram uma pistola calibre 380, um silenciador importado e cerca de 80 munições de vários calibres, entre elas algumas de espingarda calibre 12, mesma arma que, no início de 2006, fez com que o jogador fosse preso.O atleta foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e munição, além de desobediência judicial e permanecerá preso, pois não há pagamento de fiança em relação ao armamento. Informações do Estadão.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 09:30
Osservatore Romano / Reuters / Reprodução
A corte do Vaticano julgou o ex-mordomo do Papa Bento 16 culpado de roubar documentos confidenciais e o sentenciou a um ano e meio de prisão neste sábado (6). A acusação havia pedido três anos de reclusão para o ex-funcionário, mas a pena foi reduzida graças a “circunstâncias atenuantes”, como falta de registros criminais e serviços prestados à Igreja Católica. A defesa, por sua vez, pediu para que Paolo Gabriele fosse libertado. Segundo a rede “BBC”, antes da decisão, Gabriele disse que atuou por amor à Igreja e que não via si mesmo como um ladrão. O mordomo, anteriormente, havia negado a acusação de roubo, mas, depois, admitiu que fez cópias de documentos e que “traiu a confiança do Papa”. Gabriele foi acusado de roubar e entregar a um jornalista italiano documentos secretos que revelavam fraudes e intrigas no Vaticano.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 09:10

Os mais de 480 mil candidatos que concorrem neste domingo (7) aos cargos de prefeito e vereador podem fazer propaganda eleitoral até às 22h deste sábado (6). De acordo com a legislação eleitoral, a propaganda se restringe à distribuição de material gráfico e à promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som com divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos, assim como o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Neste domingo, dia do pleito, não é permitido nenhum tipo de propaganda, com exceção da manifestação silenciosa do eleitor, por meio de bandeiras, broches e adesivos. A propaganda paga na imprensa escrita só pôde ser divulgada até esta sexta (5). Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão encerrou-se na última quinta-feira (4).
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 08:50
O candidato a prefeito de Capim Grosso pelo PCdoB, Marcos Carneiro, lidera uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Seculus Assessoria e Serviços no dia 3 deste mês. O comunista tem 45,29% na pesquisa estimulada, contra 36,55% de Sivaldo (PSDB), seguido por Kakau (PSOL) que tem 2,76%, e em quarto aparece Marcone Novais (PR) com 1,15%. Os indecisos somam 8,74% do eleitorado, 3,22% pretendem votar em branco ou anular o voto, e 2,3% não opinou. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 00512/2012. A margem de erro do estudo é de 4,9% para mais ou para menos. Foram ouvidos 396 eleitores no município.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 08:30
O suplente da ministra da Cultura, Marta Suplicy, o vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) é acusado de usar verbas da prefeitura para trocar obras em campos de futebol por votos e apoio político na periferia de São Paulo. A estratégia transforma dirigentes de times amadores em cabos eleitorais de sua campanha à reeleição, concentrada na zona sul. A moeda do vereador, conhecido como Carlinhos na Câmara, é a instalação de gramados sintéticos, com valor estimado em R$ 1 milhão cada. "São Francisco já falava: é dando que se recebe", disse o vereador a representantes das equipes em reunião acompanhada pela Folha de S. Paulo na quarta-feira (3) à noite, em Campo Limpo. "Às vezes metem o pau em político, mas a gente não é recompensado pelo que a gente faz. O dinheiro é da prefeitura, sim, mas é verba minha. Verba a que o vereador tem direito", afirmou na reunião. "O jogador marca o gol e corre para a torcida, mostra a camisa. Eu preciso mostrar a camisa. Sou o camisa 10 da região, é a coisa mais chata falar isso, mas falo mesmo", continuou. No encontro, ele cobrou a instalação de placas de sua campanha nos gramados e ameaçou cortar verbas para melhorias de quem não entregar os votos que espera receber neste domingo (7). "Antigamente, tinha uma dificuldade para saber quem ajudou e quem não ajudou. Hoje é a maior tranquilidade, a gente sabe urna por urna. Eu vou saber quem me ajudou quem não me ajudou. Fala um campo aqui que eu deixei... Deixei o do Independência. Porra, eles não tão comigo! Para que eu vou regar coisa que não dá fruto? É uma judiação pra população, mas eles que vão pedir pra quem eles votam", disse. Procurado nesta sexta (5) pela Folha, o vereador Antonio Carlos Rodrigues afirmou que não vê "nada de mais" no que falou durante a reunião da última quarta. "Ameaça seria se eu prometesse para cumprir depois, mas já está tudo feito. Não tem como tirar", tentou justificar. Ele afirmou que verificaria os votos "urna por urna" para mostrar que tem prestígio na região para o próximo prefeito e que isso não significa pressão sobre os eleitores. "Usei o linguajar que tem que ter. Se não usar o linguajar popular, não adianta", disse o edil.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 08:10
Um torcedor do Bahia teve sua camisa tricolor roubada por um torcedor do Vitória na noite desta sexta-feira (5), no Campo da Pólvora. De acordo com a polícia, Carlos Alberto Medeiros Júnior, 23 anos, foi obrigado a passar a camisa para o rapaz que estava na companhia de outros quatro rubro-negros. Uma equipe da Polícia Militar que passava pelo local no momento do roubo levou os suspeitos para 1ª Delegacia dos Barris, mas segundo o Correio, o responsável teria conseguido fugir e os amigos foram liberados após prestarem esclarecimentos na unidade policial. A vítima não chegou a sofrer agressões físicas e o motivo da discussão seria uma rixa entre os torcedores dos dois times baianos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 07:47
Uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de Várzea do Poço, no centro-norte baiano, aponta a liderança do candidato petista Marquinhos com 48,91%. Paulo José (PCdoB) aparece em segundo lugar com 45,87% no levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Para o Desenvolvimento Social (Ipedes) que foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo BA00412/2012. Os indecisos somaram 4,13% e nulos e brancos foram 1,1%. A pesquisa ouviu 460 eleitores entre os dias 2 e 3 de outubro e possui uma margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 07:30
De janeiro a setembro deste ano, 17.495 pessoas foram multadas por falar ao celular enquanto dirigiam na capital baiana, de acordo com dados da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Os números representam uma média de 1.943 casos a cada mês, 64 a cada 24 horas. Em 2011 foram registradas 21.162 multas, 1.763 a cada mês, 58 por dia. A punição para o condutor flagrado em infração é a perda de quatro pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e multa de R$ 85,13. A sanção pode ser alterada, uma vez que se encontra em tramitação na Câmara Federal um projeto de lei que muda a classificação da infração cometida pelo motorista que dirige enquanto fala ao celular de "média" para "gravíssima". Caso a alteração seja aprovada, o motorista multado terá que desembolsar R$ 191,54. O superintendente da Transalvador, Renato Araújo, não foi localizado pela reportagem do A Tarde para falar sobre o assunto.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 07:17
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O levantamento feito pelo Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp) sobre
a corrida pela prefeitura de Salvador divulgado nesta sexta-feira (5) também aferiu a popularidade do gestor João Henrique (PP). Para 76,5% dos entrevistados a administração do pepista é ruim ou péssima. A gestão do prefeito é excelente para apenas 0,4%. Com informações da coluna Tempo Presente do A Tarde.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 07:01
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Desde o dia 6 de julho, os candidatos a prefeito de Salvador realizaram 264 caminhadas por 150 bairros, além de carreatas. Os prefeituráveis caminharam, no total, 318 horas nos 90 dias de campanha. Segundo levantamento do Correio, a maioria dos postulantes à cadeira do Executivo municipal deu prioridade aos bairros populares. A exceção ficou por conta de Hamilton Assis (PSOL), que caminhou pelo bairro da Pituba na companhia de candidatos a vereador. O socialista, que fez 18 caminhadas, perdeu 6 quilos durante a campanha nas ruas. Da Luz (PRTB) foi o único que fez apenas uma caminhada de 40 minutos na Suburbana. Mário Kertész (PMDB) fez 49 caminhadas e cinco carreatas em 32,6 horas. O peemedebista perdeu cinco quilos no período. ACM Neto (DEM) fez 87 caminhadas distribuídas em 116 horas e manteve o peso durante a campanha eleitoral. Nelson Pelegrino (PT) fez 65 caminhadas com um total de 86,6 horas e emagreceu cinco quilos. Márcio Marinho (PRB) realizou 44 caminhadas em 58,6 horas com uma perda de três quilos. O candidato Da Luz, segundo a reportagem, alegou sentir dificuldades em se manter de pé por muito tempo em decorrência de um problema de saúde. Ele sofreu uma queda em dezembro de 2011 e desde então passou a usar colete cervical e até o momento estaria com uma vértebra quebrada.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 00:00
O prefeito de Entre Rios Fernando Madeirol (PSD), que tenta à reeleição na cidade, continua na liderança em pesquisa realizada pelo P&A - Instituto de Pesquisa e Anal Soc e Economica Ltda, em parceria com o Bahia Notícias, lidera o cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são informados, com 37,5%. Júnior Argolo recebeu 19,7%, seguido de Alex (12%), Damião (3,7%) e Lúcia Freitas (1,7%). O mesmo quesito apresentou 19% no índice de indecisos e 6,3% de nulos/brancos. Na pesquisa espontânea, Madeirol também aparece à frente com 34,7% das intenções de voto. Em segundo lugar no ranking de candidatos, Junior Argolo (PP) recebeu 18%, seguido por Alex (PRB), com 11%. O postulante do PSOL, Damião, ficou com 2% e a petista Lúcia Freitas, 0,7%. O estudo registrou o índice 27,2% de indecisos e 5,7% de nulos/brancos. O candidato do PP, segundo colocado no levantamento, recebeu 40,7% de rejeição. Alex e Madeirol ganharam 32,2% e 30,7%, respectivamente. Lúcia recebeu 27,5% e Damião, 26%. Os entrevistados que não rejeitavam nenhum dos candidatos chegaram a 19,2%. Três por cento não souberam quem rejeitar. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00486/2012. Foram ouvidos 400 eleitores entre o último domingo (29) e a segunda-feira (30). A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou menos.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 00:00
por Aparecido Silva

O candidato a prefeito de Brumado, no sudoeste baiano, Aguiberto Lima Dias (PSL), lidera uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Seculus Assessoria e Serviços em parceria com o Bahia Notícias. Com 49,09%, Aguiberto aparece na frente da prefeiturável petista Marizete Pereira, que por sua vez, tem 28,69% no cenário da pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados. O postulante ao Executivo pelo PV, Gilson Dias, aparece no levantamento com 3,23%, os que não sabiam somaram 13,54%, não opinaram foram 3,03% e não votariam em nenhum são 2,42%. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos prefeituráveis não são citados, Aguiberto lidera, mais uma vez, com 48,28% e Marizete tem 27,68%, seguida de Gilson Dias com 2,63%. Entre os ouvidos, 14,14% não sabem, 4,85% não opinaram e não votariam em nenhum foram 2,42%. O eleitorado foi perguntado também sobre em qual candidato não votaria de maneira alguma. Marizete aparece em primeiro no cenário de rejeição com 36,16%, Aguiberto é o segundo com 28,28%, acompanhado de Gilson que tem 19,19%. Os que não sabiam foram 8,89%, não opinaram somaram 4,04% e 3,43% não rejeitariam nenhum dos candidatos. A pesquisa ouviu 495 eleitores no dia 2 deste mês, possui margem de erro de 4,4% para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo de número BA-00495/2012.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 00:00
Dez entidades, entre elas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA) e a Associação Baiana de Engenharia de Segurança (Abese), assinam um documento intitulado “Contribuições à PPP do sistema metroviário Salvador–Lauro de Freitas”, que, como o próprio nome sugere, reúne sugestões para a Parceria Público-Privada que será responsável pela gestão do referido sistema de transporte. As entidades, insatisfeitas com a falta de um planejamento sistêmico e participativo para a construção do modal, acreditam na “necessidade de que o processo, daqui em diante, respeite e acolha as contribuições que estão sendo oferecidas pela sociedade civil”. No documento, elas apontam as vantagens da definição clara de uma entidade gestora do sistema de transporte para a Região Metropolitana de Salvador (RMS), a fim de garantir a integração, defesa dos interesses públicos e visão de demandas futuras. As entidades chamam atenção para pontos no edital do metrô e documentos relativos às melhorias de transporte na RMS que necessitam de esclarecimentos e detalhamento. Entre os pontos questionados, está a necessidade de inclusão do sistema ferroviário suburbano, do ferry boat e dos ascensores como elementos importantes na política de transporte público. Elas também apontam a necessidade de estudos detalhados sobre demandas, fluxos, uso do solo e outras medidas que podem ajudar um melhor planejamento do sistema de transporte da RMS. “Estas informações e instrumentos técnico-normativos, serão fundamentais, não somente para a empresa concessionária, mais também para a gestão urbana, como um todo, ou seja, para a entidade gestora. Necessitamos urgentemente estudos e ações de planejamento integrado de transporte e uso do solo, na cidade e na RMS, visando mitigar as viagens feitas atualmente por modos de transporte insustentáveis tais como, o automóvel e a motocicleta, criando demandas para o metrô”, dizem as entidades em nota.
Comentar
Sábado, 06 de Outubro de 2012 - 00:00
Na véspera das eleições, parte dos candidatos terá carretas e caminhadas na cidade neste sábado (6). ACM Neto (DEM) realizará carreatas na Avenida Suburbana, às 10h; na Via Regional/Cajazeira 7, às11h30; terá caminhadas no Candeal de Baixo, às 16h, e às 17h, no Tororó. Hamilton Assis (PSOL) fará carreata a partir das 8h entre a Igreja do Bonfim e Paripe com o correligionário e candidato a vereador Hilton Coelho. Às 14h, o socialista fará panfletagem no Barradão. Mário Kertész (PMDB) terá reunião com a cúpula estadual da legenda, às 10h; almoçará na companhia de familiares e, às 16h, estará reunido com apoiadores e lideranças comunitárias. Nelson Pelegrino (PT) fará carreatas a partir das 9h em várias vias da cidade como seguinte roteiro: 1 – Saindo de Praça do Sol em Periperi, percorrendo o Subúrbio sentido Lobato; 2 – Saindo do fim de linha de Castelo Branco, percorrendo Pau da Lima até Estrada Velha; 3 – Saindo da rótula de Fazenda Grande 2, percorrendo Cajazeiras; 4 – Saindo da Ladeira de Água Branca, percorrendo o Centro, Vitória, Barra e Ondina; 5 – Saindo de Vale do Canela, percorrendo a Orla e o Abaeté; 6 – Saindo Sussuarana (Justiça Federal), percorrendo Estrada das Barreiras e Narandiba; 7 – Saindo de Calçada (Muro Leste), percorrendo Itapagipe e Ribeira; 8 – Saindo de Pernambués (São Judas Tadeu), percorrendo Cabula, Estrada das Barreiras e Tancredo Neves. Os demais candidatos não informaram a agenda para este sábado.
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 22:10
O jornalista pernambucano Ricardo Antunes, responsável pelo blog Leitura Crítica, foi preso na tarde desta sexta-feira (5) por suposta tentativa de extorsão contra o sociólogo e consultor político Antonio Lavareda. No momento da prisão, na saída do escritório do sociólogo, no centro do Recife, o jornalista tinha em mãos R$ 50 mil em espécie. O valor seria referente primeira de 30 parcelas a serem recebidas para que ele não publicasse matérias negativas envolvendo Lavareda. De acordo com o delegado da área, Darlson Macedo, Lavareda procurou a Polícia Civil quando o jornalista o procurou pedindo R$ 2 milhões. O caso foi monitorado em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (GOE). Sob orientação policial para fazer um flagrante, Lavareda negociou a quantia, chegando a ao acordo de R$ 1,5 milhão dividido em 30 parcelas. Lavareda é reconhecido por ter prestado assessoria a políticos como o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB). Antunes disse à polícia que o dinheiro se referia a uma antiga dívida do sociólogo. "Mas não existe título, cheque, e-mail, nada que comprove tal dívida", explicou Macedo, ao garantir que a polícia está bem documentada em relação à suposta extorsão. Segundo ele, se condenado, o jornalista poderá pegar de quatro a 10 anos de prisão.
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 21:50
Foto: Bruno Alencastro / Zero Hora / Reprodução
O tatu-bola, mascote da Copa do Mundo de 2014, exposto no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi depredado na noite desta quinta-feira (4) e a prefeitura foi obrigada a enviar um pedido para a patrocinadora do evento para ter um novo boneco inflável do tatu-bola. A Vonpar, empresa que comercializa a Coca-Cola no Brasil, ainda não respondeu à solicitação e não há previsão de resposta, segundo a Lancepress. A agressão ao boneco aconteceu durante um protesto contra a privatização das áreas públicas, organizado pelas redes sociais. Ainda houve confronto no local entre os manifestantes e a Brigada Militar, no centro da capital gaúcha. De acordo com a polícia, o confronto começou após os militares tentarem impedir os manifestantes de derrubar as grades que cercavam o boneco inflável da mascote da Copa. Policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) foram chamados e tiveram que usar bombas de efeito moral e balas de borracha para conter os manifestantes. Quatro policiais ficaram feridos e quatro manifestantes foram presos, de acordo com a Brigada Militar.
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 21:30
O valor da cesta básica no mês de setembro teve uma queda de -3,34% em Salvador. De acordo com o levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o preço teve alta em nove das 17 capitais pesquisadas As maiores altas foram verificados em Florianópolis (5,23%), Belo Horizonte (3,23%) e Manaus (2,5%) e as quedas mais significativas ocorreram, além da capital baiana, em Goiânia (-5,22%) e Aracaju (-2,44%). O maior valor para a cesta básica foi registrado em Porto Alegre (R$ 311,44), seguido por Florianópolis (R$ 310,92) e São Paulo (309,08). As cestas mais baratas foram encontradas em Aracaju (R$ 207,80), Salvador (R$ 217,71) e João Pessoa (R$ 233,26). Segundo o Dieese, nos últimos 12 meses, o custo médio da cesta de alimentos cresceu em todas as capitais pesquisadas. Fortaleza teve aumento no período de (22,44%), Vitória (20,48%) e Florianópolis (19,43%). Os menores aumentos foram verificados em Salvador (4,63%), Goiânia (8,07%) e Belém (11,30%). Entre os alimentos pesquisados, o tomate, ao contrário do que ocorreu nos meses anteriores, foi o produto que apresentou queda em um maior número de localidades (15 capitais). Os recuos mais expressivos foram vistos em Goiânia (-29,72%), Salvador (-24,52%) e Rio de Janeiro (-23,73%).
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 21:11
Ex-frontman dos Replicantes, clássica banda punk do Rio Grande do Sul, precursor do “punk-brega”, conhecido pelo estilo performático e, nos últimos anos, com um trabalho que flerta com o folk, Wander Wildner está em Salvador nesta sexta-feira (5), às 23h, na turnê de divulgação do DVD Rodando el Mundo. O músico se apresentará no Portela Café com dois grandes nomes do rock ‘n’ roll baiano: Messias (ex-Brincando de Deus, que fará show próprio) e Morotó Slim (ex-Dead Billies, Retrofoguetes). O Bahia Notícias entrevistou o músico. Confira!
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 21:10
Foto: Thiago França / G1
Funcionários de um posto de combustíveis de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, tiveram uma desagradável surpresa ao tentarem se refrescar do calor nesta quinta-feira (4). Ao comprarem sorvetes na mão de um ambulante que vende seus produtos no local com frequencia, um deles encontrou uma perereca presa a um picolé de chocolate. "Quando ele mordeu o picolé, viu a perna do bicho pendurada e começou a passar mal", explica Erivelton Gonçalves Barbosa, colega de Rogério, a vítima que comprou o picolé “premiado”. O picolé virou atração. Nesta sexta (6) vítima não foi trabalhar, por estar de folga, mas muitos curiosos que passam pelo posto fazem questão de chegar perto para registrar o doce bizarro. O gerente do posto, Humberto Kenedy Viana, cobra fiscalização mais rigorosa por parte da Vigilância Sanitária. "Isso é um absurdo. A vigilância tem que ficar de olho, tem que ir atrás de onde são produzidos esses produtos", protesta. "Poderia ter alguma coisa venenosa no picolé". Os funcionários do posto disseram que foram atrás do vendedor do picolé, mas não o encontraram. No rótulo do produto não há indicação de quem é o fabricante. Com informações do G1.
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 21:00
Foto: Blog do Anderson / Reprodução
A 1ª Delegacia de Polícia de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, teve uma das suas janelas arrombadas na madrugada desta sexta-feira (5). Segundo informações do Blog do Anderson, no compartimento invadido funciona a sala de conciliações e arquiva documentos de investigações policiais. Um computador foi levado e a documentação revirada. O Departamento de Polícia Técnica deverá apresentar um laudo técnico em até 30 dias.

Foto: Blog do Anderson / Reprodução
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 20:50
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) iniciará, na próxima segunda-feira (8), uma série de miniconferências virtuais para esclarecer dúvidas sobre como evitar a doença e a hora de procurar tratamento. A ação faz parte da campanha internacional Outubro Rosa, voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os interessados nas palestras de médicos convidados, que sempre ocorrerão às 16 horas, de segunda a sexta-feira, deverão acessar o perfil @Icesp_ do instituto no Twitter. A transmissão poderá ser localizada também por meio da hashtag #outubrorosaicesp. O Icesp também lançou um selo que pode ser aplicado pelos usuários do Twitter e do Facebook em suas fotos de perfil, com o objetivo de estimular adesões à campanha Outubro Rosa. Segundo o mastologista do Icesp, Sérgio Masili, quanto mais cedo as mulheres forem orientadas sobre o câncer de mama, mais fácil poderão identificar as alterações que podem significar o surgimento da doença. “As mais jovens devem ter cuidados com o corpo e aprender a examinar a mama. São pequenas atitudes que, muitas vezes, acabam salvando vidas, porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, salientou. Entre as recomendações para prevenir o aparecimento da doença, ele cita a adoção de uma dieta saudável, sem excessos de gordura e bebida alcoólica. As mulheres também devem evitar o hábito de fumar.
Comentar
Sexta, 05 de Outubro de 2012 - 20:30
Venezuelanos lotaram os supermercados nesta sexta-feira (5) para comprar mantimentos, um ato de prevenção contra eventuais distúrbios por causa da eleição presidencial de domingo (7), que se configura como o maior desafio eleitoral ao presidente Hugo Chávez em seus 14 anos no poder, de acordo informações da agência Reuters. O governador estadual Henrique Capriles cresceu na reta final da campanha, e pela primeira vez a oposição demonstra ter chances de tirar Chávez da presidência, posto que ocupa desde 1999. Segundo a agência, muitos venezuelanos temem que um resultado apertado gere acusações de fraude e protestos, uma vez que a sociedade já se encontra polarizada e com grande número de armas ilegais em circulação. Em alguns lugares, faltam produtos como macarrão, café, papel higiênico, arroz e leite. Na reta final da campanha, três ativistas de oposição foram mortos em um comício e houve tiros e pedradas em alguns eventos. Entre os seis institutos de pesquisa do país, a maioria dá vitória a Chávez, mas Capriles tem crescido nas últimas semanas, e segundo a Reuters, dois levantamentos apontam deste último.